Marketing Digital: Transformando 30% de investimento em 70% de resultado

blog-triade-digital-marketing-digital

Segundo pesquisa divulgada pelo Blog da WSI Consultoria, as empresas estão destinando em 2016 cerca de 30% de seus orçamentos para investir em Marketing Digital. Esse percentual vem subindo a cada ano e não só pelo marketing digital ter se tornado a tendência da última década, mas porque  quando feito de forma correta ele gera 3 coisas que todo dono de um negócio ama:

  1. Resultados palpáveis
  2. Métricas
  3. DINHEIRO

Nesse post vamos dar 3 dicas fundamentais para transformar os seus 30% de investimento em marketing digital em resultados. Então vamos lá?

Dica de Marketing Digital #1 Não vá para batalha sem um bom plano

Jedi_circle

É isso aí pequeno Padwan. A Internet é como um enorme campo de batalha onde vários exércitos disputam territórios. Se sua empresa tem um site ou um Blog online, querendo ou não, você já está nessa batalha.

Todos disputam boas posições no Google, o menor preço de palavra chave, o menor preço por clique nos anúncios e por aí vai.

Existe algo que pode parecer estranho, mas no entanto é muito comum: são aqueles que vão pra guerra sem um plano de ação. Se enfiam no meio do fogo cruzado dando tiro pra tudo que é lado e no final das contas não acertam nada.

Existe também aqueles que seguem com a multidão. Eles vêem todo mundo tacando bomba pra cima e resolvem fazer também, pelo simples ato de querer acompanhar a maioria. O resultado eu não preciso nem mencionar.

Traduzindo esses dois exemplos para a internet temos:

  • Aquele que tem um site , blog ou rede social mas não sabe porque tem aquilo e muito menos como utilizar a seu favor;
  • Aqueles que acham que só porque todo mundo está em determinada rede social a empresa dele precisa estar também, ou que quer usar a mesma estratégia digital que um cara que tem um ecommerce de sapatos usa para aumentar o número de orçamentos no seu site de venda de artefatos antigos. Ou seja: Acha que tudo que dá certo pra um dá para todos.

A primeira dica é simples: Tenha um objetivo online e a partir dele trace uma estratégia digital para alcançá-lo. Não vá para a guerra sem saber quais batalhas você precisa vencer.

Dica de Marketing Digital #2 Tenha um bom exército

img-172

Mais uma dica para o seu investimento em Marketing digital valer a pena: tenha uma equipe boa de serviço para te ajudar.

Na guerra não adianta apenas ter o melhor plano se você não tem os especialistas que te ajudarão a coloca-lo em prática. Ter uma coisa sem a outra é como entregar o mapa das minas para uma criança, ela não saberá o que fazer com aquilo.

Você precisa de verdadeiros soldados, cada um deles especialista no que faz, um verdadeiro time de pessoas talentosas e comprometidas. Aaah e não pense também que os “equipamentos” são mais importante que as pessoas. Não, não adianta dar o melhor avião caça para um soldado que não é piloto.

O que podemos concluir desse exemplo?

  • Tenha uma equipe de especialistas para te ajudar com suas estratégias;
  • Não confie apenas em pagar a melhor plataforma de otimização SEO, ou o melhor otimizador de e-mails. Isso é importante também, mas quando se tem pessoas certas para te ajudar a tirar 100% de resultado disso.

Dica de Marketing Digital #3 Ataque os alvos certos nos momentos certos

katniss-hunger-games

Essa última dica é fatal. Muitas empresas perdem rios de dinheiro por falharem nela.

Ter um bom exército é caro. Bancar equipamentos, armas, alimentação e outras coisas não é barato. Agora imagina depois de todo o seu investimento para dominar o alvo “X”  seu exército ataca “Y”..

Ou pior.. atacam “X” antes da hora, ele foge e você nunca mais o recupera.

Em ambas situações todo o seu precioso dinheiro investido e tempo de espera foram pelo ralo.

No marketing digital isso pode acontecer de duas formas:

  • Você não conhecer sua persona;
  • Você não utilizar um funil de vendas.

Falhar nos dois casos também te faz perder dinheiro. Por isso, certifique-se de saber quem são as suas personas e como trabalha-las corretamente. Não se preocupe, te damos uma mãozinha nisso. Clique aqui para saber como criar uma persona e ainda baixar nossa planilha gratuita para te ajudar.

Sobre o funil de vendas, a principal coisa que você precisa entender é que antes de comprar de você a maioria de seus prospects espera a sua ajuda. Entenda que a maioria das pessoas não está na internet 24h por dia afim de comprar algo. Em geral.. estão ali para se divertir, descontrair e principalmente se informar. O primeiro passo para entender o funil de vendas é compreender e respeitar esse fato, o resto é assunto para outro post.

Marketing Digital: Dica Extra

blog-triade-digital-inbound-marketing

A última dica é mais uma recomendação de leitura. Se você deseja se aprofundar mais nesse assunto, principalmente compreender mais sobre o que eu acabei de falar a respeito de “seus prospects esperarem sua ajuda antes de comprar de você” , leia isso.

É um post recente que fizemos sobre Inbound Marketing.

Ah, e qualquer dúvida ou sugestão basta deixar um comentário que respondemos para você!

 

 

Isabella Moema
Publicitária de formação, é apaixonada pela Comunicação Social e Design.
Trabalha com planejamento estratégico e descobriu uma paixão pelo Marketing Digital que mudou sua vida. Atuando há 5 anos no mercado publicitário acredita em projetos inovadores e em pessoas engajadas. Possui certificado em Marketing Digital pela Rock Content e em Design Thinking pela universidade de Stanford.

Você também gostará de ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *