Criação de sites: Você pode estar perdendo dinheiro com isso.

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Talvez isso possa ter te chocado um pouco. A verdade é que sempre que toco nesse assunto sobre criação de sites as pessoas me relatam ficarem um pouco surpresas.

O interessante é que a medida que esse assunto começa a gerar clareza sobre a importância de cuidar das nossas “casinhas na Internet” mais as pessoas enxergam como perderam dinheiro investindo em sites feitos em plataformas de internet ou por “profissionais Assolan” (aqueles que prometem o bom, bonito, barato e rápido).

Muito mais por muito menos. Você realmente acredita que este discurso se aplica a serviços de Marketing Digital?
Muito mais por muito menos. Você realmente acredita que este discurso se aplica aos serviços de Marketing Digital?

Eu não quero perder dinheiro e não desejo isso para ninguém, rsrs. Imagino que se você planeja investir na criação de sites ou já tem o seu, também não está nem um pouco afim de “perder tutu”.

O objetivo principal deste texto é justamente te ajudar a não cair nas “ciladas do mercado”. Você vai aprender 4 lições sobre a criação de sites aqui e agora:

  1. O ponto fundamental, porém constantemente deixado de lado na criação de sites;
  2. As consequências de um site mal projetado;
  3. Como sites mal planejados te fazem perder dinheiro a curto e longo prazo
  4. E por fim, mas não menos importante: O que você deve ter definido antes de investir na criação de sites.

 

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Criação de Sites | Lição #1: Qual o ponto fundamental na hora de criar um site:

Essa resposta é muito simples e acho que justamente por ser tão simples muitos subestimam seu poder. Pronto para saber o que é? Pois bem.. o ponto mais importante, ultermegablaster fundamental na criação de um site é: O OBJETIVO  :)

Você não faz ideia de quantas pessoas ignoram esse fator, ou pior, decidem sem pouco refletir sobre ele. Isso acontece na maioria das vezes pelo fato de muitos não entenderem as implicações que o objetivo do site pode trazer para sua criação.

Mas a culpa não é sua de não compreender a complexidade disso, e nem deve ser, afinal, sua área de atuação não é entender isso. Você esta procurando por alguém que o auxilie a criar um site, ou uma plataforma que faça isso, logo, te ajudar a entender a importância da definição do objetivo do seu site e de você estar na WEB é função do contratado, seja ele o que for.

Mas a triste e cruel verdade é que na maioria dos casos você está sozinho nessa.

Para simplificar trouxe aqui um exemplo. Imagine que você quer criar um site para o seu negócio e combina com o “amigo do seu amigo que faz sites” de criar um rapidinho para você, bem simples para começar.

Ele nem te pergunta o que você quer com esse site, vocês olham uns modelinhos, você mostrar umas referências que te agradam e em poucos dias ele aparece com alguma coisa que te agrada e pronto. Você paga, recebe seu site e está feliz, pois acha que a partir daquele momento as pessoas podem te encontrar na Internet.

Só que não é bem assim que a história termina. Agora vamos a nossa segunda lição.

Criação de Sites | Lição #2: As consequências de um site mal projetado

Acho que eu poderia escrever um livro listando e detalhando cada prejuízo que um site mal planejado e sem objetivo gera.

Depois de mais de 27 consultorias gratuitas só nesta metade do ano, conheci muitas pessoas que nos procuraram por terem tido problemas com a criação de sites e landing pages.  Baseado em muitas dessas consultorias separei aqui os fatos mais sérios e que na maioria dos casos são os que mais geram frustração.

Confira a lista de consequências de um site mal projetado aqui:

  1. Você está na WEB mas ninguém te vê: Sites sem otimização ou um bom SEO dificilmente tem boas colocações no Ranking do Google, isso sem falar em uma constante atualização. Enfim, é como ser uma gota no oceano da Internet;
  2. Sites mal projetados sofrem mais com ataques de Hackers e vírus: Em alguns casos extremos o próprio Google retira seu site da pesquisa (veja um exemplo). Não preciso nem dizer o quão pior isso pode ser.
  3. Sites sem objetivo ou com objetivos mal definidos tem baixas conversões: Simples assim. Se você não tem um objetivo claro no seu site o usuário que entrar nele não saberá o que fazer.  O mesmo vale se você tiver um objetivo mal definido onde o usuário fará ações que não o levará em nada;
  4. Sites mal projetados confundem o usuário e te fazem perder oportunidades de vendas: Imagine que você tem um site cujo objetivo é captar mais clientes para o seu negócio. Agora imagine que esse site não possua um formulário de captura ou destaque nos seus contatos diminuindo em mais de 30% a sua conversão. Pois é, em sites mal projetados isso acontece.

Sabe o pior? Sites mal projetados podem te fazer perder o DOBRO OU MAIS DINHEIRO  a curto e longo prazo. Essa é a terceira lição que você irá aprender agora.

Criação de Sites | Lição #3: “O barato sai caro”

É muito comum, ainda mais para autônomos e microempreendedores, terem uma verba mais curta para investir em um site, ou uma página na Internet. Em primeiro lugar quero deixar claro que esse não é o problema.

O problema é uma consequência do que o mercado faz com esses autônomos e microempreendedore: Ignorar ou Abusar.

Essas consequências fazem com que essas pessoas invistam em formas que parecem ser mais simples e certas naquele momento mas que logo se mostram grandes “ciladas” como por exemplo criar um site via plataforma online.

Agora você deve estar se perguntando. Como um site mal planejado pode fazer você perder dinheiro a curto e longo prazo?

RESPOSTA:

  • Sites com objetivos mal definidos, mal desenhados e com baixa usabilidade não possuem bons rankings nas ferramentas de busca, muito menos convertem. Logo, todo o valor que você investiu nele foi como pegar o seu dinheiro e queimar;
  • Você continua pagando por algo que não te trás retorno algum: Hospedagem, anúncios em mídias sociais etc.. São iguais a pagamentos e investimentos sem retorno;
  • Um site mal projetado pode passar sentimentos de desconfiança ao usuário e transmitir uma imagem negativa da sua empresa. É como se você pagasse todo o dia para falarem mal de você;
  • Sites mal projetados vivem precisando de “reparos”. Gasta-se o dobro ou mais pagando um profissional para homologar seu site. Em casos extremos a solução é criar outro, o que gera um novo gasto, que pode ser mais uma vez mal investido gerando um ciclo sem fim de “faz e refaz site”.

MAS CHEGA DE PROBLEMA VAMOS FALAR DE SOLUÇÃO MINHA GENTE!

A lição 4 vai te ajudar a não cair em “ciladas” na hora de contratar uma empresa para criar seu site. Depois dessa dica e de todo o conhecimento que você adquiriu aqui sobre criação de sites você vai estar mais do que pronto para tomar a decisão certa na hora de investir em construir suas “casinhas na Internet”.

Criação de Sites | Lição #4: O que você deve ter definido antes de investir em criar um site?

O Objetivo eu não preciso nem falar né? É o principal da lista. Tenha clareza e certeza do objetivo do seu site. Nada de “Ah, o objetivo principal do meu site é atrair muitas visitas”, essa é a resposta mais comum e a pegadinha que pode te custar caro.

Aprofunde-se mais na definição desse objetivo, você deseja muitas visitas? E se elas vierem o que você quer que elas façam? É como convidar uma pessoa pra ir na sua casa. Imagine você ligando para várias pessoas convidando-as:

— Oi, aqui é o Fulano, você gostaria de vir aqui em casa?

— Sim, fazer o que?

— cricricri (silêncio)…

Essa situação é absurda igual um T-Rex andando de patins. Não faz sentido certo? Mesma coisa na sua “casinha virtual” ela precisa fazer sentido.

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Você quer atrair muitos visitantes e quer que eles façam o que no seu site? Baixem algum material? Entrem em contato com você? Leia seus artigos? Enfim, pense nisso com carinho que você já caminhou 50% a mais rumo ao sucesso.

Em segundo lugar procure por profissionais sérios e competentes para criarem o seu site. Esses profissionais devem saber amparar e auxiliar no que você precisar. Eles devem te fazer entender e enxergar valor naquilo que você está fazendo.

Fuja do “bom, bonito, barato e rápido”, fuja de criar sozinho por alguma plataforma online, fuja de quem promete o mundo em dois dias, fuja de quem só ouve o que você fala mas não te mostra possibilidades, fuja de quem fala muito técnico pra você não entender e achar que está investindo super bem,  fuja de quem te ganha mostrando o que é belo mas não mostra se é funcional e por fim, fuja de quem te promete vendas, isso é uma consequência de uma série de ações e não um resultado concreto que pode ser facilmente prometido.

Espero que este texto tenha contribuído de alguma forma para que você não perca dinheiro ao optar por investir em um site. Que ele tenha gerado clareza a respeito da seriedade que envolve essa questão e como ter sua “casinha na Internet” é bom mas requer cuidado e atenção.

Qualquer dúvida a respeito desse assunto deixe um comentário, ficaremos felizes em ajudar. Ah, e caso tenha interesse em se aprofundar mais nesse assunto ou em algum outro do Marketing Digital estamos oferecendo consultorias gratuitas de 30 minutos via Skype.

Caso tenha interesse na consultoria gratuita basta clicar no botão abaixo e fazer a solicitação.

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Isabella Moema
Publicitária de formação, é apaixonada pela Comunicação Social e Design.
Trabalha com planejamento estratégico e descobriu uma paixão pelo Marketing Digital que mudou sua vida. Atuando há 5 anos no mercado publicitário acredita em projetos inovadores e em pessoas engajadas. Possui certificado em Marketing Digital pela Rock Content e em Design Thinking pela universidade de Stanford.

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3 thoughts on “Criação de sites: Você pode estar perdendo dinheiro com isso.

  1. eu paguei pra criar um site no começo do ano passado com um cara que achei na internet mas só tive problema.. os clientes entravam e não conseguiam solicitar orçamento, nada funcionava. depois o cara que fez pra mim sumiu e eu tive a maior dor de cabeça pra conseguir tirar do ar porque tava só queimando meu filme.. se eu tivesse lido isso antes quem sabe não teria sido uma vítima.. parabéns pelo texto. abraço

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